DÚVIDAS FREQUENTES

Todas as suas perguntas respondidas em um só lugar
Quero instalar um equipamento de energia solar. O que faço?
Bom, antes de qualquer coisa, é importante ter em mente quais são as possíveis formas de produção de energia através da radiação solar. São, basicamente, duas: a termossolar, para produção de energia térmica e aquecimento de água de banho (que possibilita até 30% de economia na conta) e a fotovoltaica, para produção de energia elétrica (que possibilita o abatimento de 100% da energia consumida). Sabendo dessas peculiaridades e tendo em mente que o seu objetivo é produzir energia elétrica, o próximo passo é preencher o nosso formulário de contato. O resto, pode deixar com a gente.
Como funciona?
1) As células dos módulos absorvem a radiação do sol e utilizam os fótons presentes na luz para gerar eletricidade a partir da ativação dos elétrons;
2) Como é uma corrente contínua, a eletricidade passa pelos inversores para ser convertida então em uma corrente alternada, com as características da rede elétrica;
3) Depois de passar pelo inversor, a eletricidade poderá ser usada para alimentar normalmente os equipamentos elétricos;
4) E, se nem toda a eletricidade for consumida, o excedente é lançado na rede elétrica e você registra o equivalente em créditos de energia para os próximos meses.
Preciso de baterias?
A utilização de baterias (off grid) é opcional. Se o seu estabelecimento não está próximo à rede elétrica, é interessante que você opte pela utilização das baterias. Caso contrário, recomendamos que você esteja conectado à rede (on grid), sem baterias. As baterias possuem alto custo de manutenção e oneram bastante o investimento inicial.
Posso gerar energia para abastecer todo o meu imóvel?
Sim. Os sistemas são dimensionados a partir da sua necessidade de consumo de energia, podendo atender até 100% desta. Se a sua média de consumo aumentar, você poderá adicionar mais módulos ou até mesmo trocar o seu inversor, aumentando a capacidade de geração do seu sistema.
Como ficará minha conta de energia?
Sua conta de luz poderá ser reduzida ao valor mínimo da taxa de uso da rede cobrada pelos serviços de transmissão e distribuição de energia pela concessionária e variará de acordo com a geração elétrica mensal de seu sistema. Se o microgerador gerar mais energia que o consumido por você no mês, o excedente será usado para abater do custo do consumo nos meses subsequentes. Você terá até 60 meses após a geração de sua energia para usar tais créditos.
E se eu não utilizar toda a energia gerada?
Com o sistema de compensação, você poderá utilizar os créditos pela energia que injetou na rede para compensar o consumo de outra unidade consumidora da qual também seja o titular e que seja atendida pela mesma distribuidora.
Se faltar luz, meu sistema continua produzindo?
Não. Se o seu sistema for conectado à rede elétrica, seu inversor encerrará a produção de energia. Isso acontece com o objetivo de proteger os funcionários da concessionária que correriam risco de choque elétrico em período de ocasional manutenção da rede elétrica nesses momentos. Caso seu sistema possua baterias, passará a ser alimentado por estas.
Mas e à noite e em dias nublados, quando não há sol?
Se o seu sistema está conectado à rede, você irá consumir energia elétrica da rede, utilizando o sistema de compensação de créditos de energia. Funciona assim: toda energia gerada é injetada na rede elétrica da concessionária local e você pode usar todos os seus equipamentos elétricos como sempre fez. Ao final do mês, se sua produção for maior que o seu consumo, você irá acumular créditos para os próximos meses. Se o seu consumo ultrapassar a produção do seu sistema, a cobrança será feita normalmente na sua fatura de energia. Já aqueles que não estão conectados à rede , os sistemas possuem um conjunto de baterias que armazenam a energia para utilizar justamente nos períodos em que não há sol.
Como é a manutenção?
A manutenção do sistema é ínfima e resume-se, basicamente, a uma limpeza periódica dos módulos que podem acumular poeira, principalmente em períodos de poucas chuvas.
O investimento está alto. Posso financiá-lo?
Sim. A Ecoluz pode financiar o seu sistema em 12 vezes sem juros e também assessorá-lo com o financiamento junto à um banco de preferência. Temos excelente relacionamento com o Banco Santander para pessoa física e com o Banco do Nordeste para pessoa jurídica, ambos com linhas de crédito muito interessantes, que oferecem baixas taxas de juros e até 10 anos para pagamento.